INTERAÇÃO

24/03/2010 fatimaflavio

POLITICAS PÚBLICAS: POR UMA EDUCAÇÃO DIGITAL

Sim. Acredito que todos estes programas vêm propiciando uma grande ajuda aos educadores. O governo criou O Portal Domínio Público que é uma biblioteca digital gratuita onde professores, alunos, pesquisadores e a população em geral poderão fazer pesquisas e vários outros serviços.

            O site objetos educacionais http://objetoeducacionais2.mec.gov.br é um site para compartilhar recursos educacionais como: vídeo. Jogos, imagens, animações etc.

A RIVED, http://www.rived.mec.gov.br  tem por objetivo a produção e a difusão gratuita de conteúdos pedagógicos digitais na forma de objetos de aprendizagem. São instrumentos poderoso para estimular o raciocínio, o pensamento.

            O Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br é uma rede de comunicação entre profissionais da área educativa. No portal inclui um banco de dados dom uma série de links com recursos tecnológicos.

Ale, de todos estes recursos o governo vem pesquisando tecnologias para equipar as escolas com computadores.

 O projeto UCA, um computador por aluno, pretende incentivar a mudança no processo de ensino aprendizagem, possibilitando um maior acesso à informação para estudantes e suas famílias. Os professores também se beneficiam, pois com o uso das máquinas podem se atualizar em suas práticas pedagógicas. O projeto ajuda no atendimento da política nacional de inclusão digital, ao mesmo tempo em que apóia o desenvolvimento da indústria brasileira, já que os equipamentos foram desenvolvidos em território nacional e competem as indústrias locais a distribuição, o suporte, a manutenção o desenvolvimento de software e conteúdos educacionais.

COMO VOCÊ IMAGINA QUE SERÁ A ESCOLA E A EDUCAÇÃO NO FUTURO?

             Estamos vivendo na era da mudança na educação. São vários projetos que beneficiam os alunos, novas tecnologias. Vivemos num contexto de aprendizagem permanente. Para participar desta escola do futuro, o professor deverá estudar sempre e superar a resistência à tecnologia. Não adianta a escola ter equipamentos supermodernos, se o professor não for preparado para gerenciar esta nova situação de aprendizagem.

            Não podemos mais pensar a educação fora do contexto das novas tecnologias de informação e interação. As novas ferramentas tecnológicas estão fazendo com que a escola venha a passar por profunda renovação.

Luzia de Fátima Flávio Guedes

CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO ENSINO DA ARTE: INCORPORANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS.

            A partir da Proposta Triangular, as atividades de arte na escola passam a ter um significado mais complexo, deixando de ser uma atividade incompreendida ou mero passatempo. Ela se articula nos seguintes vértices:

  • Conhecer arte- através do estudo da história da arte o educando compreende que a arte se dá em um contexto de tempo e espaço.
  • Apreciar arte: em contato com objetos artísticos é possível analisá-las desenvolvendo assim as habilidades de ver e sentir.
  • Fazer arte- desenvolvimento das habilidades para criação de objetos/imagens, utilizando as formas existentes e a invenção de outras formas de trabalhar a sua expressão criadora.

 MÉTODO COMPARATIVO: É o trabalho que envolve o conhecer, o apreciar e o fazer através da comparação entre várias obras de arte de diversos períodos para que o aluno perceba as diferenças e as similaridades.

 MÉTODO MULTIPROPÓSITO: Um programa de ensino de arte onde o fazer se dá em função da leitura a obra de arte, articulando com outras áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar.

             Nas minhas aulas de artes, tento trabalhar dentro da proposta triangular. Levando os alunos a entenderem a história da arte e colocando os para apreciar e fazer arte, desenvolvendo a sua capacidade de criação.

Anúncios

Entry Filed under: noticias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

março 2010
S T Q Q S S D
    nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Most Recent Posts

 
%d blogueiros gostam disto: